A BioWare despertou entusiasmo entre os entusiastas de jogos de interpretação de papéis ao revelar seu tão aguardado título, Dragon Age: The Veilguard. Quase uma década se passou desde que os fãs mergulharam no último episódio, Dragon Age: Inquisition. Historicamente, os intervalos entre os lançamentos costumavam durar apenas dois a três anos, mas este hiato prolongado havia diminuído as esperanças de muitos aficionados.
Entretanto, conhecida por suas narrativas envolventes e jogabilidade imersiva, a quarta entrada da saga Dragon Age está programada para ser lançada no outono de 2024. O jogo está previsto para ser lançado em plataformas principais como PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, mas detalhes como o preço exato e requisitos do sistema ainda estão sob sigilo. Rumores sugerem um preço em torno dos agora padrões $69,99, mas os fãs são aconselhados a aguardar a confirmação da própria BioWare.
Pelos fragmentos da jogabilidade mostrados, é evidente que Dragon Age: The Veilguard está dando um passo ousado na evolução do sistema de combate. O recurso de pausa e jogo tático, antes central na estratégia das batalhas, foi reinventado. Embora o mecanismo persista, seu uso principal parece se deslocar para a seleção de habilidades, em vez de comando e controle no campo de batalha.
Ambientado no período pós-Inquisition, a narrativa se baseia em escolhas pessoais feitas no jogo anterior. No entanto, The Veilguard promete um ponto de partida com a introdução de novos personagens e a missão assustadora de frustrar o esquema caótico de Solas. Com o tecido da realidade em perigo, o protagonista – apelidado de ‘o torre’ – embarca em uma busca contra os caprichos do elusivo Solas e a ameaça das divindades recém-liberadas.
Enquanto o ceticismo pode acompanhar qualquer desvio de uma fórmula querida, os detalhes da jogabilidade de Dragon Age: The Veilguard têm conseguido despertar grande interesse. Como em qualquer título da BioWare, o peso das expectativas paira pesadamente, com os jogadores ansiosos para explorar a profundidade e inovações de sua próxima escapada fantástica.
A antecipação por Dragon Age: The Veilguard é compreensivelmente alta, considerando o impacto duradouro de seu antecessor, Dragon Age: Inquisition, que recebeu aclamação crítica, incluindo vários prêmios de Jogo do Ano em 2014. Também vale ressaltar que a BioWare teve uma jornada conturbada nos últimos anos devido à recepção abaixo do esperado de títulos como Mass Effect: Andromeda e Anthem, aumentando a pressão para que The Veilguard atenda e exceda os altos padrões estabelecidos por entradas anteriores na série Dragon Age.