DETALHES GERAIS
> INFORMAÇÕES DO CIRCUITO

> REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO
:: Livre escolha dos carros (pilotos da GT-3WS devem observar a regra de troca de carro);
:: Pilotos por carro: 02 a 04;
:: Ranks mínimos para acesso ao servidor: SA 70 e TR 3;
:: Sessões de Classificação: 20 minutos por treino classificatório (Q1 = piloto 1, Q2 = piloto 2, Q3 = piloto 3, Q4 = piloto 4)*;
:: Clima variável em todas as sessões;
:: Regras da corrida:
- Pit Stop livres;
- Driver Stint: 65 minutos (tempo que o piloto pode permanecer na pista sem ir para os boxes);
- Máximo Driver Stint: (2 pilotos por carro): 08h40; (3 pilotos por carro): 05h46; (4 pilotos por carro): 04h20 [tempo total que cada piloto pode correr ao longo das 12h de corrida]
- Jogos de pneus: livre
* A posição de largada será baseada na médida de tempo dos pilotos de cada carro. Na hipótese de falta de um piloto ao treino classificatório, seu tempo será considerado como 9:59:999 para fins de obtenção da média;
:: Vagas: 50 carros.
:: Tempo com aceleração 2x (ciclo de 24h em 12h)
:: Configurações do servidor:
"ambientTemp": 20,
"cloudLevel": 0.24,
"rain": 0.0,
"weatherRandomness": 2,
> HISTÓRIA DO CIRCUITO
O Circuito de Spa-Francorchamps é um autódromo localizado nos arredores das cidades de Spa, Stavelot e Malmedy, na província de Liège. É conhecido pela sua história e importância, sendo uma das grandes catedrais do automobilismo. Recebe a Fórmula 1 e as 24 Horas de Spa anualmente.
Em 1921, Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem idealizaram este circuito, que veio a receber a sua primeira prova em 1922, apesar da inauguração estar prevista para Agosto de 1921, mas na altura só houve um concorrente, por isso, a prova foi cancelada. Dois anos mais tarde realizou-se pela primeira vez as 24 Horas de Spa e em 1950, realizou-se o primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1.
Inicialmente, Spa-Francorchamps não era um circuito permanente, usava estradas públicas que passavam pelas colinas Ardennes, entre a vila Francorchamps (situada em Stavelot) e Malmedy. Tinha uma forma triangular e estendia-se por cerca de 15 km. Esta versão do circuito consistia num circuito muito rápido e exigente, o que obrigava a uma pilotagem mais rigorosa do que num circuito de velocidades mediana, sendo mais um fator apelativo que ajudou Spa a ficar muito famoso desde o início.
Naquela época, os belgas se orgulhavam do fato de terem um circuito muito rápido, por isso, removeram o trecho Douane Ancienne, que se situava no início do circuito, dando origem ao famoso conjunto de curvas Raidillon e Eau Rouge, melhorando assim, a velocidade média do circuito. Depois dessas curvas, o circuito continuava subindo até à zona mais alta do circuito, as curvas Kemmel, atualmente transformadas em reta. Esta subida terminava em Les Combes, uma esquerda que iniciava uma descida para Burnenville. Depois passava-se por esta aldeia realizando uma direita muito rápida, sempre em aceleração. Chegando perto de Malmedy, a recta Masta começava e terminava na curva Masta Kink, antes de chegar à cidade de Stavelot. Em seguida, a pista atravessava uma secção em linha reta com algumas curvas chamadas de La Carriere, passando por duas esquerdas rapidíssimas, a primeira sem nome e a segunda chamada de Blanchimont, até que no fim chegava-se à La Source, um gancho para a direita, no qual os carros chegavam com muita velocidade e por isso os pilotos tinham que realizar uma travada muito forte. Com este layout, a extensão do circuito passou para 14,12 km.
As características de Spa-Francorchamps naquela altura o tornava em um circuito muito perigoso, no qual se assistiu a muitas mortes. Para diminuir a possibilidade de mortes, em 1970 fez-se algumas alterações que não alteraram muito o layout do circuito, mas diminuíram, como pretendido, as mortes.
Outra característica atrativa do circuito era o clima da floresta Ardennes, que era muito imprevisível e o circuito era de tal forma extenso que era possível estar a chover numa zona do circuito e na outra a pista estar completamente seca.
Presente desde o início oficial da Fórmula 1 em 1950, ficou ausente entre 1972 à 1982. Neste período, o Grande Prêmio da Bélgica realizou-se em 1972 e 1974 em Nivelles, enquanto que em 1973, 1975 à 1982 e 1984 em Zolder.
A pista foi remodelada e em 1983, Spa-Francorchamps voltou a receber um Grande Prêmio, mas nesse ano ele foi apresentado com um novo layout e, embora o novo circuito tivesse a metade do comprimento original, ele manteve muitas das características anteriores. Mesmo com esta redução, o clima foi sempre um factor instável e, embora com menos probabilidade, ainda era possível que chovesse numa zona do circuito e outra zona esteve completamente seca.
No ano seguinte, ainda se realizou um Grande Prémio em Zolder, mas em 1985 voltou definitivamente para a Fórmula 1 e até agora, foi sempre Spa-Francorchamps que abrigou o Grande Prêmio da Bélgica desde essa altura. Ficou ausente, novamente, do calendário em 2003 e 2006, supostamente, por motivos comerciais.
Michael Schumacher foi quem venceu mais corridas em Spa, registando seis vitórias, um record aplicável a todas as versões do circuito.
Eau Rouge
A Eau Rouge é a mais famosa, e, na opinião unânime dos pilotos de Fórmula 1, a mais traiçoeira, difícil e prazerosa curva do automobilismo. [1] Segundo a revista Mundo Estranho (edição 49), ela é o trecho mais perigoso dos circuitos de F-1.[2] Além disso, por ser uma curva em “S” de alta antecedido por uma generosa descida, ela é a única curva no qual o grande desafio é a força G vertical, e não lateral.[3] Desde sua inauguração, o circuito de Spa-Francorchamps foi modificado várias vezes, com redução do tamanho de 15 para sete quilômetros e reformulações visando maior segurança. A Eau Rouge, entretanto, nunca foi modificada. Em 1994, porém, ela foi transformada em uma chicane usando pilhas de pneus em resposta as mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna em Imola.[4]
O seu nome (Eau Rouge, em francês, quer dizer "Água Vermelha") provem de um pequeno rio junto a pista que tem essa cor.[5]
Ela está localizada logo no início da volta. Depois de passar pelo hairpin La Source, os pilotos descem em velocidade máxima até a curva. A Eau Rouge é formada por três curvas em níveis distintos. Primeiro, vira-se para a esquerda, sobre uma leve subida. Depois, vira-se para a direita. Nesse momento, passando sobre uma subida repentina, o piloto precisa aliviar a pressão sobre o acelerador e diminuir um pouco a velocidade. A última curva é feita para a esquerda, de onde se atinge o início de uma longa reta, a Kemmel Straight.[5] O grande problema da curva é a mudança brusca do relevo: primeiro vem uma descida e depois uma curva subindo, o que não permite que o piloto veja onde ela acaba. Para piorar, a curva é longa, o que faz com que quem tira o pé do acelerador no meio dela perca preciosos segundos.[2]
"Na Eau Rouge, você não consegue ver para onde está indo. É um ponto cego, em altíssima velocidade. Além de perigosa, ele é vital para se fazer uma volta rápida, porque logo depois há uma longa reta. Se você perder tempo na Eau Rouge, além de poder bater forte, você pode ter sua volta completamente arruinada. A Eau Rouge é crucial em Spa"
"Vitimas" da Eau Rouge
1985: Stefan Bellof - Bellof perseguia Jacky Ickx. Na descida até à aproximação a Eau Rouge, os dois carros se tocaram e Bellof, de 27 anos, bateu de frente contra o muro e morreu.
1999: Jacques Villeneuve - Depois da colisão, Villeneuve descreveu o acidente como "o maior acidente de sua carreira".
1999: Ricardo Zonta, companheiro de Villeneuve na BAR, resolveu "imitar" o canadense e conseguiu: também bateu forte contra os pneus de proteção, após capotar. O piloto, assim como Villeneuve, nada sofreu.
2016: Kevin Magnussen - Perdeu o controle da Renault na desafiadora subida da Eau Rouge e bateu violentamente na barreira de proteção de localizada na saída da curva. O impacto foi tão forte que o protetor do cockpit foi arremessado. O safety car foi acionado, mas os fiscais tiveram dificuldades para reconstruir a proteção de pneus, a bandeira vermelha precisou ser acionada e a corrida ficou paralisada por 20 minutos. O piloto não sofreu ferimentos graves, apenas um corte no tornozelo, e saiu mancando do carro. Ele foi para um hospital próximo ao autódromo para exames.
2019: Anthoine Hubert - Se envolveu em um grave acidente durante a Fórmula 2, após perder o controle e ser atingido lateralmente pelo piloto Juan Manuel Correa. Após o acidente, ele foi transportado para o centro médico do circuito, entretanto morreu devido aos ferimentos.
O traçado atual
Atualmente, Spa-Francorchamps ainda integra o Campeonato mundial de Fórmula 1, estando, juntamente com Silverstone, Mônaco, e Monza, na lista dos circuitos clássicos utilizados atualmente. Mesmo passados todos estes anos, Spa ainda é uma pista muito importante. Além da Fórmula 1, a pista é responsável por um dos maiores eventos do automobilismo que são as 24 horas de Spa, realizada com os GT-3 da GT-3 Wolrd Challange e Intercontinental GT Challange. Tudo isso faz dele o circuito preferido da maioria dos pilotos e não é difícil saber porquê.
Enquanto o primeiro setor caracteriza-se por ser rápido, o segundo caracteriza-se por ser técnico. A maior parte das curvas integram este setor, e são curvas médias e rápidas. A curva Bruxelles é a curva mais lenta, sendo um ganho largo que forma uma descida. Este sector técnico termina com a curva stavelot e assim inicia-se o terceiro setor, também caracterizado por ser muito rápido. A única travada deste setor é para a chicane Bus Stop, localizada na entrada para a reta da meta. Assim como o primeiro setor, só tem uma travada e ambas as travadas são fortes.
Apesar de seu layout muito alterado, manteve suas características principais e mesmo com curvas mais lentas, 71% deste traçado é percorrido em aceleração total e, exceptuando a curva La Source e a chicane Bus Stop, as curvas deste circuito são realizadas em velocidades superiores a 140 km/h.
A pista ainda tem outra característica apelativa. No calendário atual, Spa-Francorchamps é o circuito com maior diferença de altitude entre a zona mais baixa e a zona mais alta do circuito e também possui o maior trecho em declive. Desde a reta que antecede a curva Rivage até setenta metros depois da curva de Stavelot são percorridos 2,5 km a descer.
FAQ
Restando poucos dias para o início do evento, identificamos uma série de dúvidas que são singulares para diversos times. Abaixo vamos listar as principais que podem auxiliá-lo neste evento.
1) Será possível fazer pinturas personalizadas para as 12h?
Não. Apenas a personalização feita pelo editor do jogo é permitida.
2) Sou obrigado a enviar o arquivo de personlização da skin feita pelo editor do jogo?
Sim. Somente com o arquivo é possível fixar corretamente as categorias, especialmente a PRO-AM.
3) O que são stints?
Stint é o tempo que marca no canto superior direito da tela, e obriga você a entrar nos boxes, no máximo, a cada 65 minutos. Se passar 1 segundo deste tempo, você é punido com um Driver Through.
4) O que são stints máximos?
É o tempo máximo que um só piloto pode correr o evento todo. Se for desrespeitado este limite de cada piloto, o time (carro) é declassificado do evento. O tempo varia conforme o número de pilotos por carro. Ele é indicado ao lado do HUD MFD no canto inferior direito. Cada vez que você assumir o controle do carro, o tempo volta a descontar do seu stint máxilo, tão logo você passe pela linha de saída do pit.
5) Quando o tempo do stint para de contar?
Atualizado: Os stins renovam ao passar pela linha branca de entrada dos boxes. Ele permanece parado durante todo o tempo que você permanecer no pit. Ele volta a correr assim que você passar pela linha de saída dos boxes. Em caso de penalização, veja a pergunta 22.
6) Há uma ordem para entrada dos pilotos no servidor?
Em partes. O primeiro piloto indicado na inscrição é que deve entrar primeiro no servidor. Ele que irá largar. Depois que este entrar no servidor todos os demais pilotos podeme entrar em qualquer ordem e a qualquer momento.
7) Posso sair e entrar no servidor a qualquer momento durante a corrida?
Sim. Os pilotos que não estão pilotando são livres para entrarem e sairem do servidor a qualquer momento.
8) Há uma sequencia pré determinada para as trocas de pilotos?
Não. A única regra, é que o primeiro piloto indicado na inscrição é que deve entrar no servidor, consequentemente será o que vai largar. Todas as demais trocas de pilotos são livres, apenas devendo respeitar os stins e stints máximos.
9) Tem alguma regra obrigatória de pit stop?
Não. A estratégia é livre, logo você não é obrigado a trocar pneus, reabastecer ou trocar de pilotos, desde que observados os tempos de stint e stint máximo.
10) Pode chover durante a corrida?
Sim. O clima é variável. A cada 5 simulações feitas, choveu em três durante a prova. As vezes a chuva ocorreu na largada e parou algumas horas depois. Outras vezes a chuva retornou no final da corrida. Ainda, a chuva começou no meio da prova e também parou horas depois. Não há um padrão certo.
11) Como sei quando irá chover?
Há apenas a informação disposta na tela do pit stop, que indicar a previsão do tempo para os próximos minutos. O piloto que está fora do carro também tem acesso a esta informação dos boxes no canto superior esquerdo.
Os dois treinos que antecedem terão 15 minutos cada. No horário virtual do servidor, o primeiro treino iniciará as 14h00. O segundo será realizado 1h antes (15h00) do horário da largada (16h00). Logo será um indicativo (não é 100% garantido) do clima que teremos para a largada.
12) O clima é acelerado?
Sim, o tempo estará em 2x, logo simularemos o ciclo de 24 horas durante as 12 horas de corrida.
13) Haverá a necessidade de trocar de discos de freios?
Depende do tipo de disco que você escolher. O disco 2 tem menor durabilidade e pode ser que não dure o evento todo, apesar do melhor desempenho. O disco 3, há uma chance maior de não precisa trocar, porém ele tem desempenho inferior ao 2. Os discos 1 e 4 não devem ser usados durante a corrida, apenas nos treinos classificatórios.
14) Em caso de queda do servidor (perda de conexão) como proceder?
Se o piloto que cair for o que está pilotando, todos os demais pilotos do carro que estejam no servidor devem deixar o mesmo. Somente após todos os pilotos do carro deixarem o servidor é o piloto que estava pilotando deve retornar para recuperar o carro. Em seguida, está liberada a entrada dos demais. Importante, mesmo este procedimento, não garante 100% que seja recuperado o carro do time. Se ao retornar ao servidor você identificar que o número do seu carro não é o que vocês tinham originalmente, infelizmente não será mais possível aproveitar as voltas dadas anteriormente e provavelmente as trocas de pilotos deixarão de funcionar. Não há mais nada que possa ser feito. Infelizmente é fim de prova para o time.
15) Como trocar a ordem de pilotos no servidor?
Somente na necessidade de alteração do primeiro piloto a entrar no servidor no dia da corrida (piloto que irá largar) é que será necessário comunicar a Direção para fazer a troca. Assim, caso necessário, faça a solicitação enviando um email clicando aqui.
16) Posso trocar o carro informado no ato da inscrição?
Sim. Porém a data limite para fazer isso é o prazo dado para o envio do carro, que termina no dia 07/07. Após esta data não será mais permitida a troca do carro.
17) Escolhi o carro Lexus, que não permite pintura, tenho que enviar o arquivo do carro mesmo assim?
Sim. Pois o arquivo é necessário para categorizar o time em (PRO, PRO-AM e AM).
18) Ao entrar no servidor eu vejo outro carro e não do meu time, é algum bug ou tem algo errado no servidor?
Este é um problema conhecido no Assetto Corsa Competizione quando há corridas com troca de pilotos. Basta você usar as teclas shift + setas esquerda e direita para chegar até o teu carro.
19) Meu retrovisor virtual sumiu ao pegar o carro, após a troca de pilotos.
Basta dar um ciclo completo das câmeras até voltar a que você pilota normalmente (a tecla padrão é o F1).
20) Cada piloto pode usar o seu setup no treino classificatório?
Sim. O treino classificatório irá permitir que todos os pilotos usem seu setup pessoal para marcar seus tempos.
21) Na corrida, cada piloto poderá usar o seu setup?
Não. O setup para corrida é definito pelo piloto que larga na corrida. Ele é passado para todos os demais pilotos ao longo das trocas, não sendo possível alterar.
22) Tomei uma penalização, ao pagar indo para os boxes, meu stint zera?
Não. Embora ao passar pela linha de entrada dos boxes você veja seu tempo de stint renovar, assim que você deixar o pit, ele volta ao tempo restante que havia antes de entrar nos boxes.
23) As advertências de cortes de pistas são por piloto ou por carro?
Elas acumulam por carro. O limite é de três advertência. Na quarta o carro é punido. Logo, se o piloto A toma duas advertências, o piloto B, mais uma, quando o piloto C tomar outra advertência, o carro é punido com o drive thourgh.
24) Posso ser punido diretamente por corte de pista, sem receber advertência?
Sim. O simulador analisa o seu tempo de delta para verificar os cortes de pista. Conforme o tempo ganho esta penalização pode ser aplicada direta, variando de um Drive Though, até um Stop'ngo de 30s.
Iremos atualizando este FAQ sempre que identificarmos uma unicidade de dúvidas.
TREINO CLASSIFICATÓRIO OFICIAL
RESULTADO OFICIAL
CLASSIFICAÇÃO 1
Uso indevido do ESC (Regra 8.1 do Regualmento Geral)
> Phelipe Tozzi - usa o ESC aos 6:40 minutos do replay e retorna a pista.
> Luis Carlos Matias, usa o ESC aos 6:51 minutos do replay e retorna a pista.
CLASSIFICAÇÃO 2
Equiparado ao Uso indeveido do ESC (Regra 8.1 do Regualmento Geral)
> Esdras Souza, excesso de velocidade nos boxes, retornando a seguir para a pista.
CLASSIFICAÇÃO 3
Uso indevido do ESC (Regra 8.1 do Regualmento Geral)
> Bruno Mancebo, usa o ESC aos 6:35 minutos do replay e retorna a pista.
Entrar em dois servidores de classificação (perda do tempo do carro).
> Michel Gico, por entrar no servidor 3 e 4 de classificação.
CLASSIFICAÇÃO 4
Uso indevido do ESC (Regra 8.1 do Regualmento Geral)
> Rodrigo Souza, usa o ESC aos 7:37 minutos do replay e retorna a pista.
> Rafael Rapalo, usa o ESC aos 11:30 minutos do replay e retorna a pista.
Resultados individuais por servidor (clique aqui).
PILOTOS DO CARROS OBRIGADOS A FAZEREM O ENVIO DA TELEMETRIA (prazo final dia 14/07/2020 às 15h00):
Confiram as instruções enviadas por e-mail.
Geral:
Pro Axis Racing |
666 |
02:17,412 |
Mustache Virtual Racing |
333 |
02:17,808 |
Projeto Brasil CMC |
752 |
02:17,833 |
Projeto Brasil CMC |
1 |
02:17,878 |
Persona Sports |
10 |
02:17,917 |
PRO-AM
GVR Brasil |
47 |
02:18,272 |
Vestigia Spartan |
98 |
02:18,549 |
Vestigia A F Corse |
4 |
02:18,580 |
AM
Dynamic Patrol Motosports |
999 |
02:19,028 |
Veteranos Racers |
144 |
02:19,051 |
KGM Racing |
9 |
02:19,095 |
Autospot BR Racing |
7 |
02:19,197 |
Linha Alternativa MotorSport |
133 |
02:19,271 |
{slide=POR ORDEM DE NUMERAÇÃO}
Projeto Brasil CMC |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Willyans Suhr |
2:17,400 |
02:17,878 |
1 |
Rodrigo Borba |
2:18,621 |
Bruno Melo |
2:17,613 |
|
|
|
|
|
|
Bravos Motorsport 1 |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Alex Archela |
09:59,999 |
09:59,999 |
3 |
Edson Archela |
09:59,999 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Vestigia A F Corse |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
|
|
02:18,580 |
4 |
Tony Gleibson |
2:20,199 |
Murilo Laba |
2:18,246 |
Ricardo Binda |
2:17,295 |
|
|
|
|
Autospot BR Racing |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Rafael Vieira |
2:19,344 |
02:19,197 |
7 |
Eduardo Lima |
2:18,960 |
Fabio Loyola |
2:19,287 |
|
|
|
|
|
|
KGM Racing |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Rafael Glueck |
2:18,510 |
02:19,095 |
9 |
Marcos Avila |
2:19,053 |
William Keidroski |
2:19,722 |
|
|
|
|
|
|
Persona Sports |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Nilson Porto |
2:18,030 |
02:17,917 |
10 |
Fidel Moreira |
2:17,733 |
Vinny Oliveira |
2:17,988 |
|
|
|
|
|
|
Falcons UFFormula AV |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Frederico de Souza |
2:20,253 |
02:21,441 |
12 |
Lucas Pinho |
2:22,629 |
|
|
|
|
|
|
|
|
SFT Racing |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Adriano Coutinho |
2:20,055 |
02:20,875 |
13 |
Jonatham Mendes |
2:21,696 |
|
|
|
|
|
|
|
|
We Racing Team |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Lucas Araujo |
2:18,510 |
02:20,141 |
19 |
Andre Benatti |
2:21,660 |
Cicero Castro |
2:20,253 |
|
|
|
|
|
|
Tornado eMotorsports 1 |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Junior Becker |
2:19,881 |
04:14,726 |
21 |
Edilson Freshi |
2:19,944 |
Rafael Simioni |
2:19,080 |
Esdras Souza (excesso de velocidade nos boxes) |
9:59,999 |
|
|
|
|
Tornado eMotorsports 2 |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Alessandro Moraes |
2:19,971 |
02:20,610 |
20 |
Raul Haus |
2:19,980 |
Romulo Macedo |
2:21,516 |
Roney Ribeiro |
2:20,973 |
|
|
|
|
Graybeard Racing |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Mauricio Carvalho |
2:20,220 |
02:21,910 |
22 |
Flavio Silva |
2:21,438 |
Alexandre Muniz |
2:21,078 |
Pedro Lima |
2:24,903 |
|
|
|
|
Kings of Asphalt |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Lucas Engel |
2:23,463 |
02:20,684 |
23 |
Felipe Imanishi |
2:19,518 |
Esdras Minikoski |
2:19,071 |
|
|
|
|
|
|
Square Racing Club |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Christopher Lee |
2:19,401 |
04:14,437 |
25 |
Rapha Souza |
2:18,597 |
Pedro Giavoni |
2:19,752 |
Rodrigo Souza (ESC) |
9:59,999 |
|
|
|
|
Kings of Asphalt |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Matheus Oliveira |
2:20,385 |
04:15,563 |
27 |
Guilherme Vencato |
2:19,683 |
Luan Daniel |
2:22,185 |
Lucas Almeida |
9:59,999 |
|
|
|
|
SimTECH E-Sports |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Felipe Schreiner |
2:20,406 |
02:21,591 |
31 |
Alexandre Doretto |
2:22,776 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Vestígia Motorsport B |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Luis Carlos Matias |
9:59,999 |
07:26,410 |
32 |
Walter Rubens |
2:20,580 |
Eduardo Gomes |
9:59,999 |
|
|
|
|
|
|
Bravos Motorsports 3 |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Rodolfo Puraca |
2:18,882 |
04:53,937 |
44 |
Allan Aquino |
2:22,929 |
Rafael Vilcek |
9:59,999 |
|
|
|
|
|
|
4Brothers Motorsports |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Heitor Luiz |
2:19,029 |
04:53,170 |
45 |
Mauricio Luiz |
2:20,481 |
Sandro Nocera |
9:59,999 |
|
|
|
|
|
|
GVR Brasil |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Elan Salvi |
2:18,063 |
02:18,272 |
47 |
Randal Rodrigues |
2:18,411 |
Alex Costa |
2:18,168 |
Vitor Tonini |
2:18,447 |
|
|
|
|
New Racing Team |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Phelipe Tozzi |
2:20,301 |
08:05,074 |
48 |
Marcelo Diniz |
9:59,999 |
Bruno Mancebo (ESC) |
9:59,999 |
Rafael Rapalo (ESC) |
9:59,999 |
|
|
|
|
Sanfre Racing Team Beta |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Andre Verdani |
2:19,782 |
04:16,159 |
51 |
Rafael Sampaio |
2:21,594 |
Frank Vasconcelos |
9:59,999 |
Robson Gomes |
2:23,262 |
|
|
|
|
Bravos Motorsports 2 |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Cirenio Ramos |
2:20,970 |
02:20,583 |
54 |
Eduardo Dodo |
2:20,118 |
Max Braga |
2:20,661 |
|
|
|
|
|
|
SWR Team A |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Irineu Degasperi |
2:21,906 |
02:19,778 |
69 |
Vinicius Abel |
2:18,528 |
Victor Carvalho |
2:18,951 |
Elton Jonh |
2:19,728 |
|
|
|
|
Tabajara Team Viril Racing |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Anderson Cunha |
9:59,999 |
07:26,410 |
77 |
Marcio Schulz |
9:59,999 |
Nelio Cunha |
2:19,233 |
|
|
|
|
|
|
Vestigia Motorsports |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Paulo Almeida |
2:18,810 |
02:19,267 |
80 |
Sandor Fleury |
2:18,006 |
Jackson Douglas |
2:20,985 |
|
|
|
|
|
|
Legends |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
João Pupo |
2:20,133 |
02:20,565 |
94 |
Felipe Vaz |
2:21,036 |
Rafael Loreto |
2:20,526 |
|
|
|
|
|
|
Vestigia Spartan |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Gabriel Felipe |
2:17,475 |
02:18,549 |
98 |
Taynan Taveiros |
2:19,176 |
Wesley Justino |
2:18,996 |
|
|
|
|
|
|
Sanfre Racing Team |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Aldo Godoy |
2:19,872 |
02:20,358 |
99 |
Escofil Sanfre |
2:21,360 |
Alexandre Androcioli |
2:20,169 |
Hugo Santos |
2:20,031 |
|
|
|
|
CEMotorsport |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Aurelio Souza |
2:19,620 |
02:18,629 |
119 |
Carlos Alencar |
2:17,298 |
Bruno Fantozzi |
2:18,969 |
|
|
|
|
|
|
HoneyComb Racing Team |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Fabricio Montes |
2:19,620 |
02:20,491 |
122 |
Gabriel Paparotti |
2:21,480 |
Patrick Nathan |
2:20,373 |
|
|
|
|
|
|
Linha Alternativa MotorSport |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Mateus Campos |
2:20,430 |
02:19,271 |
133 |
Matheus Brick |
2:18,879 |
Renan Andrietta |
2:18,504 |
|
|
|
|
|
|
Veteranos Racers |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Fabio Batista |
2:19,083 |
02:19,051 |
144 |
Carlos Popo |
2:19,089 |
Marcos Jose |
2:18,981 |
|
|
|
|
|
|
SWR Team B |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Sandro Teodoro |
2:20,007 |
02:19,306 |
169 |
Lucas Matheus |
2:18,984 |
Jefferson Abel |
2:19,800 |
Pablo Fernandes |
2:18,435 |
|
|
|
|
Equipe Racing Nails |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Giuseppe Barral |
2:20,106 |
02:22,494 |
171 |
Felipe Trop |
02:22,608 |
Marcelo Almeida |
2:24,768 |
|
|
|
|
|
|
Dive Bomb Racing Team |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Carlos Alberto |
2:18,834 |
02:20,072 |
192 |
Wesly Gatner |
2:21,777 |
Danilo Santana |
2:19,605 |
|
|
|
|
|
|
Mustache Virtual Racing |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Stefano Paladini |
2:17,625 |
02:17,808 |
333 |
Haron Almeida |
2:17,991 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Ktrina Motorsport |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Renan Carlos |
2:18,486 |
02:19,017 |
386 |
Janes Junior |
2:18,903 |
Allan Hellmann |
2:19,662 |
|
|
|
|
|
|
Grego Racing Team |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Marcos Gomes |
09:59,999 |
09:59,999 |
447 |
Messias Prado |
09:59,999 |
Lyssimacos Maraslis |
09:59,999 |
|
|
|
|
|
|
Pro Axis Racing |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Luis Soares |
2:17,424 |
02:17,412 |
666 |
Marcos Paulo |
2:17,697 |
Andre Halat |
2:16,950 |
William Gabriel |
2:17,577 |
|
|
|
|
0Km MP Racing |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Ike Ramos |
09:59,999 |
09:59,999 |
711 |
Guilherme Pozzi |
09:59,999 |
Guilherme Moresco |
09:59,999 |
|
|
|
|
|
|
Scuderia T-Rex Racing e-Sports |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Claudinei Souza |
2:18,363 |
02:18,907 |
750 |
Christian Rudnick |
2:19,215 |
Rogerio Santos |
2:18,939 |
Adail Freitas |
2:19,113 |
|
|
|
|
Scuderia T-Rex Racing e-Sports |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Fred Pezzotti |
2:18,387 |
02:18,666 |
751 |
Angelo Lima |
2:18,957 |
Eduardo Kissilevitch |
2:18,654 |
|
|
|
|
|
|
Projeto Brasil CMC |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Camilo Moura |
2:17,937 |
02:17,833 |
752 |
Rian Amado |
2:17,730 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Parabellum Racing Team |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Lucanos Ferreira |
2:18,825 |
02:20,243 |
998 |
Wilsley Germano |
2:21,660 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Dynamic Patrol Motosports |
PILOTOS |
Individuais |
Média do Carro |
# |
Elisson Chaves |
02:19,575 |
02:19,028 |
999 |
Willian Marchesan |
2:17,709 |
Michel Gico (retirada a penaliza - queda de conexão) |
2:19,800 |
|
|
{/slide} {slide=POR TEMPO MÉDIO - GERAL}
Pos |
Equipes por odem de classificação |
# |
Tempo Médio |
1º |
Pro Axis Racing |
666 |
02:17,412 |
2º |
Mustache Virtual Racing |
333 |
02:17,808 |
3º |
Projeto Brasil CMC |
752 |
02:17,833 |
4º |
Projeto Brasil CMC |
1 |
02:17,878 |
5º |
Persona Sports |
10 |
02:17,917 |
6º |
GVR Brasil |
47 |
02:18,272 |
7º |
Vestigia Spartan |
98 |
02:18,549 |
8º |
Vestigia A F Corse |
4 |
02:18,580 |
9º |
CEMotorsport |
119 |
02:18,629 |
10º |
Scuderia T-Rex Racing e-Sports |
751 |
02:18,666 |
11º |
Scuderia T-Rex Racing e-Sports |
750 |
02:18,907 |
12º |
Ktrina Motorsport |
386 |
02:19,017 |
13º |
Dynamic Patrol Motosports |
999 |
02:19,028 |
14º |
Veteranos Racers |
144 |
02:19,051 |
15º |
KGM Racing |
9 |
02:19,095 |
16º |
Autospot BR Racing |
7 |
02:19,197 |
17º |
Vestigia Motorsports |
80 |
02:19,267 |
18º |
Linha AlteLinha Alternativa MotorSport |
133 |
02:19,271 |
19º |
SWR Team B |
169 |
02:19,306 |
20º |
SWR Team A |
69 |
02:19,778 |
21º |
Dive Bomb Racing Team |
192 |
02:20,072 |
22º |
We Racing Team |
19 |
02:20,141 |
23º |
Parabellum Racing Team |
998 |
02:20,243 |
24º |
Sanfre Racing Team |
99 |
02:20,358 |
25º |
HoneyComb Racing Team |
122 |
02:20,491 |
26º |
Legends |
94 |
02:20,565 |
27º |
Bravos Motorsports 2 |
54 |
02:20,583 |
28º |
Tornado eMotorsports 2 |
20 |
02:20,610 |
29º |
Kings of Asphalt |
23 |
02:20,684 |
30º |
SFT Racing |
13 |
02:20,875 |
31º |
Falcons UFFormula AV |
12 |
02:21,441 |
32º |
SimTECH E-Sports |
31 |
02:21,591 |
33º |
Graybeard Racing |
22 |
02:21,910 |
34º |
Equipe Racing Nails |
171 |
02:22,494 |
35º |
Square Racing Club |
25 |
04:14,437 |
36º |
Tornado eMotorsports 1 |
21 |
04:14,726 |
37º |
Kings of Asphalt |
27 |
04:15,563 |
38º |
Sanfre Racing Team Beta |
51 |
04:16,159 |
39º |
4Brothers Motorsports |
45 |
04:53,170 |
40º |
Bravos Motorsports 3 |
44 |
04:53,937 |
41º |
Tabajara Team Viril Racing |
77 |
07:26,410 |
42º |
Vestígia Motorsport B |
32 |
07:26,859 |
43º |
New Racing Team |
48 |
08:05,074 |
44º |
0Km MP Racing |
711 |
09:59,999 |
45º |
Bravos Motorsport 1 |
3 |
09:59,999 |
46º |
Grego Racing Team |
447 |
ABANDONOU |
{/slide}
CORRIDA
Resultado Oficial das 12h de SPA:
Geral: We Racing Team #19 (Lucas Araujo / Andreas Specht / Cicero Castro)
PRO-AM: Vestigia A F Corse #4 (Ricardo Binda / Tony Gleibson / Murilo Laba)
AM: Veteranos Racers #144 (Fabio Batista / Marcos Jose / Carlos Popo)
Simulador |
Assetto Corsa Competizione |
Sessão |
Corrida |
Pista |
12h de SPA |
Vencedor |
Lucas Araujo / Andreas Specht / Cicero Castro |
Melhor volta |
Luis Soares / Marcos Paulo / Andre Halat / William Gabriel (02:18.4680) |
Pos | No | Equipes | Carros | Pilotos | Voltas | Tempo | M. Volta | Lid. |
1 |
19 |
We Racing Team |
AMR V8 Vantage 2019 |
Lucas Araujo / Andreas Specht / Cicero Castro |
145 |
05:47:16.3530 |
02:19.0260 |
29 |
2 |
751 |
Scuderia T-Rex Racing e-Sports |
Porsche 911 II GT3 R 2019 |
Fred Pezzotti / Eduardo Kissilevitch / Angelo Lima |
145 |
+00:00:53.6290 |
02:19.6560 |
0 |
3 |
1 |
Projeto Brasil CMC |
Mercedes AMG GT3 |
Willyans Suhr / Rodrigo Borba / Bruno Melo |
144 |
+1 lap |
02:18.7620 |
62 |
4 |
333 |
Mustache Virtual Racing |
Audi R8 LMS Evo 2019 |
Stefano Paladini / Haron Almeida |
144 |
+1 lap |
02:19.2930 |
0 |
5 |
4 |
Vestigia A F Corse |
Ferrari 488 GT3 |
Ricardo Binda / Tony Gleibson / Murilo Laba |
144 |
+1 lap |
02:18.5040 |
37 |
6 |
47 |
GVR Brasil |
Ferrari 488 GT3 |
Elan Salvi / Randal Rodrigues / Alex Costa / Vitor Tonini |
144 |
+1 lap |
02:19.7400 |
0 |
7 |
144 |
Veteranos Racers |
AMR V8 Vantage 2019 |
Fabio Batista / Marcos Jose / Carlos Popo |
143 |
+2 laps |
02:19.9380 |
0 |
8 |
998 |
Parabellum Racing Team |
Ferrari 488 GT3 |
Lucanos Ferreira / Wilsley Germano |
143 |
+2 laps |
02:19.5480 |
0 |
9 |
169 |
SWR Team B |
Lamborghini Huracan Evo 2019 |
Lucas Matheus / Sandro Teodoro / Jefferson Abel / Pablo Fernandes |
143 |
+2 laps |
02:18.9570 |
0 |
10 |
666 |
Pro Axis Racing |
Audi R8 LMS Evo 2019 |
Luis Soares / Marcos Paulo / Andre Halat / William Gabriel |
143 |
+2 lap |
02:18.4680 |
0 |
11 |
119 |
CEMotorsport |
Ferrari 488 GT3 |
Aurelio Souza / Carlos Alencar / Bruno Fantozzi |
143 |
+2 laps |
02:18.7800 |
0 |
12 |
48 |
New Racing Team |
Porsche 911 II GT3 R 2019 |
Phelipe Tozzi / Marcelo Diniz / Bruno Mancebo / Rafael Rapalo |
143 |
+2 laps |
02:19.9740 |
0 |
13 |
7 |
Autospot BR Racing |
AMR V8 Vantage 2019 |
Rafael Vieira / Eduardo Lima / Fabio Loyola |
143 |
+2 laps |
02:20.4150 |
0 |
14 |
122 |
HoneyComb Racing Team |
Bentley Continental GT3 2018 |
Fabricio Montes / Gabriel Paparotti / Patrick Nathan |
143 |
+2 laps |
02:20.1150 |
0 |
15 |
750 |
Scuderia T-Rex Racing e-Sports |
Ferrari 488 GT3 |
Claudinei Souza / Christian Rudnick / Rogerio Santos / Adail Freitas |
143 |
+2 laps |
02:19.5960 |
0 |
16 |
21 |
Tornado eMotorsports 1 |
Mercedes AMG GT3 |
Junior Becker / Edilson Freshi / Rafael Simioni / Esdras Souza |
143 |
+2 laps |
02:20.5620 |
0 |
17 |
99 |
Sanfre Racing Team |
AMR V8 Vantage 2019 |
Hugo Santos / Aldo Godoy / Alexandre Androcioli / Escofil Sanfre |
143 |
+2 laps |
02:20.0910 |
0 |
18 |
31 |
SimTECH E-Sports |
Lexus RC F GT3 |
Felipe Schreiner / Alexandre Doretto |
143 |
+2 laps |
02:20.2470 |
0 |
19 |
69 |
SWR Team A |
AMR V8 Vantage 2019 |
Victor Carvalho / Irineu Degasperi / Vinicius Abel / Elton John |
143 |
+2 laps |
02:20.0730 |
0 |
20 |
20 |
Tornado eMotorsports 2 |
Bentley Continental GT3 2018 |
Alessandro Moraes / Raul Haus / Romulo Macedo / Roney Ribeiro |
142 |
+3 laps |
02:20.0280 |
0 |
21 |
23 |
Kings of Asphalt |
AMR V8 Vantage 2019 |
Esdras Minikoski / Felipe Imanishi / Lucas Engel |
142 |
+3 laps |
02:20.1210 |
0 |
22 |
94 |
Legends |
AMR V8 Vantage 2019 |
Rafael Loreto / Felipe Vaz / Joao Pupo |
142 |
+3 laps |
02:21.2040 |
0 |
23 |
98 |
Vestigia Spartan |
Bentley Continental GT3 2018 |
Gabriel Felipe / Taynan Taveiros / Wesley Justino |
141 |
+4 laps |
02:18.8160 |
9 |
24 |
13 |
SFT Racing |
Mercedes AMG GT3 |
Jonathan Mendes / Adriano Coutinho |
140 |
+5 laps |
02:20.8650 |
0 |
25 |
22 |
Graybeard Racing |
Ferrari 488 GT3 |
Mauricio Carvalho / Flavio Silva / Alexandre Muniz / Pedro Lima |
140 |
+5 laps |
02:20.9250 |
0 |
26 |
171 |
Equipe Racing Nails |
AMR V8 Vantage 2019 |
Felipe Trop / Marcelo Almeida / Giuseppe Barral |
140 |
+5 laps |
02:19.8390 |
0 |
27 |
80 |
Vestigia Motorsports |
Audi R8 LMS Evo 2019 |
Paulo Almeida / Sandor Fleury / Jackson Douglas |
138 |
+7 laps |
02:20.2260 |
0 |
28 |
45 |
4Brothers Motorsports |
Ferrari 488 GT3 |
Heitor Luiz / Mauricio Luiz / Sandro Nocera |
126 |
+19 laps |
02:19.5480 |
0 |
29 |
51 |
Sanfre Racing Team Beta |
Porsche 911 II GT3 R 2019 |
Andre Verdani / Rafael Sampaio / Frank Vasconcelos |
124 |
+21 laps |
02:20.2890 |
0 |
30 |
54 |
Bravos Motorsports 2 |
Porsche 911 II GT3 R 2019 |
Max Braga / Eduardo Dodo |
91 |
+54 laps |
02:21.0540 |
0 |
31 |
32 |
Vestígia Motorsport B |
Audi R8 LMS Evo 2019 |
Luis Carlos Matias / Walter Rubens / Eduardo Gomes |
85 |
+60 laps |
02:20.9340 |
0 |
32 |
10 |
Persona Sports |
Mercedes AMG GT3 |
Nilson Porto / Fidel Moreira / Vinny Oliveira |
78 |
+67 laps |
02:18.6810 |
0 |
33 |
711 |
0Km MP Racing |
Mercedes AMG GT3 |
Ike Ramos / Guilherme Pozzi / Guilherme Moresco |
68 |
+77 laps |
02:20.3040 |
0 |
34 |
752 |
Projeto Brasil CMC |
Audi R8 LMS Evo 2019 |
Camilo Moura / Rian Amado |
68 |
+77 laps |
02:19.2300 |
7 |
35 |
12 |
Falcons UFFormula AV |
Bentley Continental GT3 2018 |
Frederico de Souza / Lucas Pinho |
57 |
+88 laps |
02:20.6250 |
0 |
36 |
999 |
Dynamic Patrol Motosports |
Mercedes AMG GT3 |
Elisson Chaves / Willian Marchesan / Michel Gico |
52 |
+93 laps |
02:21.0810 |
0 |
37 |
9 |
KGM Racing |
Lexus RC F GT3 |
Rafael Glueck / Marcos Avila |
43 |
+102 laps |
02:19.5870 |
0 |
38 |
27 |
Kings of Asphalt |
Ferrari 488 GT3 |
Matheus Oliveira / Guilherme Vencato / Luan Daniel |
32 |
+113 laps |
02:19.9380 |
0 |
39 |
44 |
Bravos Motorsports 3 |
Porsche 911 II GT3 R 2019 |
Rodolfo Puraca / Allan Aquino / Rafael Vilcek |
55 |
+90 laps (DQ) |
02:20.2680 |
0 |
40 |
386 |
Ktrina Motorsport |
BMW M6 GT3 |
Renan Carlos / Allan Hellmann |
43 |
+102 laps (DQ) |
02:19.4010 |
0 |
LIVE TIMING OFICIAL

NOTAS OFICIAIS
NOTA OFICIAL #1
- Houve um erro da direção ao aplicar a penalização ao piloto Elisson Chaves por ter ultrapassando a velocidade nos boxes, quando a penalidade foi praticada pelo piloto Esdras Souza do carro #20;
- Foi retirada a penalização de entrada dupla no servidor (Classificação 3 e 4) aplicada ao piloto Michel Gico, pois foi decorrente de problema de queda de conexão (facilmente observável pelo replay da sessão) e posteriormente problema de instabilidade no lobby que impossibilitou o mesmo retornar ao mesmo servidor;
- Foi retirada a penalização aplicada ao piloto Phelipe Tozzi, pois o retorno aos boxes sem conduzir o carro, ao voltar ao servidor, após perda de conexão.
Assim, diante destas correções, há a alteração do grid oficial de largada, conforme já atualizado abaixo.
NOTA OFICIAL #2
Foi adicionado ao Regulamento Técnico das 12h de Spa, na seção de penalidades, o item 9.9, que impede cortar a Eau Rouge, mesmo que o simulador não considere corte, para ganhar posição do oponente na reta.
NOTA OFICIAL #3
No final da prova foi realizado o protesto pelo time do carro #998, sem prazo para análise no decorrer da mesma, em face do carro #169:
Wisley GermanoOntem às 01:15
VOLTA 135, CARROS #169 e #998, ENTRE CURVA 4 E 5, CARRO #169 SAI COM 4 PNEUS DA PISTA E ULTRAPASSA
Analisando o caso, a Direção de Prova observa que o carro #169 infringiu o regualmento técnico da competição, previsto no item 9.9, ao cortar a Eau Rouge, passando com as quatro rodas fora da zebra do lado esquerdo, e ainda assim atacou a posição o carro #998, em desacordo com o prevê a norma, in verbis:
Como regra geral, os cortes de pista são monitorados 100% pelo jogo. Todavia, o piloto que cortar (passar com as quatro rodas fora da zebra esquerda) a Eau Rouge, mesmo que não receba punição do jogo, não poderá se valer deste para ganhar a posição do carro à frente na reta. Neste caso deverá permanecer atrás do carro à frente durante toda a reta, podendo voltar buscar a ultrapassagem novamente somente após a curva Le Combes (curva 7).
Pena: TP15.
Desta forma, conforme normatizado, o carro #169 se pôs em posição de ataque ainda durante a reta, estando lado a lado no momento da frenagem e buscando a ultrapassagem ainda na reta. Logo, o carro #169 deve ser punido com a penalização de tempo de 15s (TP15) e consequenemente, deve ser retirada a penalização do carro #998, de 15s, uma vez que o fato que gerou o incidente de penalização ao carro #998 foi irregular.
Portanto, fica excluída a penalização de 15s no tempo final da corrida do carro #998 e fica adicionado 15s o tempo total de corrida do carro #169.
NOTA OFICIAL #4
A Direção de Prova informa que vem retificar em parte a decisão tomada e divulgada na Nota Oficial #3, para manter a penalização ao carro #998. A motivação constante nesta mudança é no sentido de manter a integridade e imutabilidade das decisões tomadas em tempo real durante a prova, sob pena de se criar diversos precedentes, que tornariam impossível a conclusão, abrindo a possibilidade de uma esfera recursal sobre todos os acidentes. O que não é possível. Há de se dar segurança para todos os participantes do evento quanto ao que é decidido em pista.
Logo, fica mantida a penalização ao carro #998 de 15s, bem como, aplicada a penalização de 15s ao carro #169. Desta forma, estão encerradas quaisquer análises de casos ocorridos durante a prova, restando apenas a verificação do resutlado da prova, para oficialização dos campeões de cada categoria.