Como uma série que existe há quase quatro décadas, Super Mario Bros. deveria ter mostrado sinais de desaceleração há anos. No entanto, a reinvenção contínua e cuidadosa ajudou a franquia a permanecer como líder do gênero. Super Mario Bros. Wonder representa o próximo passo dessa evolução, entregando a jogabilidade apertada e comprovada no contexto da entrada 2D mais criativa em quase 30 anos. Simplesmente passar por uma fase é muitas vezes um puro deleite; Mario e sua grande lista de amigos nunca se sentiram, pareceram ou soaram melhor. Uma trilha sonora alegre cheia de melodias cativantes que eu tenho cantarolado desde que liguei o jogo pela primeira vez complementa a excelente jogabilidade. E o novo estilo de arte expressivo acentua as partes mais importantes dos personagens e do mundo1.
O design de nível do Super Mario Bros. Wonder raramente decepciona. Cada curso introduz um novo truque criativo. Sejam criaturas semelhantes a hipopótamos que você pode quicar para alcançar novas áreas ou rochas circulares que você pode rolar para derrubar inimigos, cada fase oferece algo novo para descobrir. No entanto, as principais atrações foram os efeitos Wonder. Essas mudanças de nível me deixaram constantemente adivinhando o que poderia vir a seguir. Eu nunca sabia se pegar a Flor Wonder transformaria Mario em um dos capangas de Bowser, o lançaria em um curso de obstáculos no espaço sideral, ou faria o palco inteiro entrar em canção. A Nintendo aproveitou esta oportunidade para instalar todas as novas mecânicas de jogo, como sequências de cima para baixo, ação em câmera lenta e divertidas sequências de perseguição1.
Embora haja apenas algumas verdadeiras lutas de chefes em Super Mario Bros. Wonder, eles usam os Efeitos Wonder para trazer novas reviravoltas. No entanto, fora desses efeitos, que incluem mudar o terreno, clonar inimigos e mais, a maioria das batalhas são contra o mesmo personagem com o mesmo conjunto de movimentos. Eu aprecio o quanto os Efeitos Wonder contribuem para diversificar esses confrontos, mas não posso deixar de desejar mais variedade nos próprios encontros. Felizmente, isso não é o caso para a batalha final, que ficará comigo por muito tempo devido ao seu uso intransigente dos Efeitos Wonder em uma luta criativa e divertida1.